AGENDE SUA TURMA ESCOLAR
Agende sua turma para assistir a sessão e visitar a exposição!
Cada sessão contempla filmes para diferentes faixas etárias com temáticas diversas para abordar depois da sessão em sala de aula!
A exposição é para todas as idades com jogos e mediação! Confira abaixo mais informações.
As sessões ocorrerão entre os dias 30 e 31 de outubro nos períodos da manhã (9h - 12h) e da tarde (15h-16h)!
Confirma mais detalhes abaixo e agende sua escola!
.png)
SESSÃO A
PRIMEIRA INFÂNCIA
30/10 QUINTA-FEIRA
9h - 12h

BEBEZINHA
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
videoclipe / 3 min. / livre / 2019 / PE
Sinopse: Bebezinha, bebezinha, bebezinha linda, a cidade é tua, a cidade é minha!

DALIVINCASSO
Dirigido por Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório
ani. / 11 min. / livre / 2014 / SP-RJ
Sinopse: Um quadro inédito, o encontro de dois gênios em uma única pintura, chega ao museu numa noite chuvosa. O zelador observa a obra sendo levada ao salão onde será exposta ao público. A caixa molhada pinga sobre a pintura, amolecendo a tinta e libertando os pintores, que saem pelo museu interferindo de forma cubista e surrealista nas obras.

LÉ COM CRÉ
Dirigido por Cassandra Reis
ani-doc. / 5 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.
ROCK PAULEIRINHA: O GALINHEIRO ESTÁ DEMAIS
Dirigido por Marcio Nigro, Marcelo Castro e
Heinar Maracy
animação / 3 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Mais animal que The Animals. Mais visceral que sarapatel. Rock Pauleirinha é a banda que está dando o que falar, mugir e cacarejar. Saiu do anonimato rural para um estrondoso sucesso mundial em uma velocidade de falcão-peregrino.

VIRANDO GENTE
Dirigido por Analúcia Godoi
ani. / 9 min. / livre / 2013 / SP
Sinopse: Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.
SESSÃO B
INFÂNCIA
30/10 QUINTA-FEIRA
15h - 17h

O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA
Dirigido por Renan Montenegro
fic. / 16 min. / livre / 2017 / DF
Sinopse: Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
O GIGANTE
Dirigido por Julio Vanzeler e Luis da Matta Almeida
ani. / 8 min. / livre / 2012 / SC-Portugal-Espanha-Inglaterra
Sinopse: Um Gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. Seu coração é aberto para caber toda a ternura que ele tem para dar. Mas um dia chega o tempo da menina partir e ver a realidade por si.

NAPO
Dirigido por Gustavo Ribeiro
ani. / 16 min. / livre / 2020 / PR
Sinopse: Um menino reinterpreta fotografias antigas em desenhos, ajudando seu avô a recuperar memórias perdidas.

CRIANÇAS DE MARÉ
Dirigido por Natália Corrêa
doc. / 2 min. / livre / 2018 / PE
Sinopse: O Rio Capibaribe é muita coisa para muita gente... mas também é lugar de brincar! As crianças que moram na beira do rio mostram como.
SESSÃO C
INFANTO JUVENIL
31/10 SEXTA-FEIRA
9h- 12h

O DESPERTAR DE AIYRA
Dirigido por Duda Rodrigues e Juliana Rogge
ani. / 19 min. / livre / 2024 / SP
Sinopse: A lembrança poderosa de que a harmonia com a natureza é vital para a sobrevivência de tudo. Este filme de animação é um tributo à cultura e aos povos originários da Amazônia.

O MELHOR SOM DO MUNDO
Dirigido por Pedro Paulo de Andrade
fic. / 13 min. / livre / 2015 / SP
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os filhos do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando você decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
COMO FAZER AÇAÍ
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
doc. / 6 min. / livre / 2017 / AM-SC
Sinopse: Andrey Araújo da Cosa, uma adolescente indígena de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, ensina como fazer açaí, desde a árvore até o copo.

O FIM DA FILA
Dirigido por William Côg
ani. / 2 min. / livre / 2016 / RJ
Sinopse: Baseada em um premiado livro de imagem, a animação nos apresenta vários animais brasileiros em fila, dia após dia. Novos motivos surgem para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – entre eles, a presença de um personagem do folclore nacional. Afinal, o que é que tem no fim da fila?
SESSÃO D
INFANTIL
31/10 SEXTA-FEIRA
15h- 17h
MEU BOI QUIRINO
Dirigido por Samara Hartt
fic. / 15 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Enzo, um menino criado em área urbana e viciado em telas, vai com a sua mãe Maricota passar um dia na fazenda dos avós. Nesse dia sem sinal de celular, Enzo conhecerá a história do boi Quirino e aprenderá a usar a imaginação.

AS QUATRO ESTAÇÕES
Dirigido por Lícia Brancher
doc. / 20 min. / livre / 2018 / SC
Sinopse: Luiz Roberto tem 13 anos e vive com sua família na propriedade rural onde nasceu. Conectado ao mundo moderno, mas também à natureza que se renova a cada estação, ele se divide entre as brincadeiras, a escola e as tarefas no campo.
GABI
Dirigido por Claudio Furton
animação / 5 min. / livre / 2018 / SP
Sinopse: Gabi é uma menina que descobre um mundo novo após uma queda de energia. Porém, quando não estamos no mundo digital, criar novas amizades pode ser um desafio.

ME SINTO VOANDO!
Dirigido por Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw
doc. / 2 min. / livre / 2025 / SC
Sinopse: Adrielly da Costa, 7 anos, é moradora de Palhoça, Rainha de bateria mirim na Nação Guarani e Passista Mirim na Império Vermelho e Branco de Florianópolis. Para ela, tocar o agbé é uma forma de liberdade, proporcionando calma e felicidade.
EXPOSIÇÃO
MEDIAÇÕES PARA TODAS AS IDADES
30/10 A 02/11
MANHÃS: 09 - 12H
TARDES: 14H - 17H
A exposição convida o público a navegar pela história do cinema catarinense a partir da trajetória de mulheres e das paisagens que atravessam rios, mares, correntezas e riachos. Em uma viagem que combina memória, técnica e criatividade, a mostra propõe uma experiência sensorial e interativa para compreender não apenas o cinema produzido em Santa Catarina, mas também os caminhos e transformações do cinema de maneira mais ampla. Ao longo de uma linha do tempo, visitantes poderão explorar marcos, nomes, curiosidades e obras que em cada década construíram a história audiovisual do Estado, acompanhando o entrelaçar de trajetórias individuais e coletivas.
A exposição também traz dispositivos interativos, brinquedos óticos e jogos que convidam à participação ativa, permitindo que cada visitante descubra e experimente processos de criação, percepção e projeção de imagens em movimento.
Para complementar, ainda estão equipamentos de cinema históricos de produção e exibição, incluindo projeções em super 8mm, revelando as tecnologias e práticas que moldaram o cinema ao longo do tempo. Um convite não apenas para observar a história, mas tocar, brincar, projetar e interagir com o cinema em uma experiência viva, um território em que mulheres, geografias e imaginação se encontram.
A exposição possui acessibilidade e mediação nos dias da Mostra na parte inferior do Museu Andreas Thaler, Foi construída a partir da pesquisa Realizadoras do cinema catarinense: pioneirismos por Blenda Trindade, Fernanda Ozório e Gabi Bresola.



