

ENCONTRO ESTADUAL DE PRESERVAÇÃO
AUDIOVISUAL
Inédito em Santa Catarina, o primeiro Encontro Estadual de Preservação Audiovisual da Mostra.doc propõe uma pausa para pensar o tempo e as imagens que nos formam. Reunindo pesquisadoras, realizadores e instituições, o encontro convida à reflexão sobre a preservação como gesto de continuidade — um campo que envolve tanto o cuidado técnico quanto o compromisso com a história e a cultura do cinema catarinense.
Com quatro mesas de conversa e transmissão online, o evento aborda a digitalização e o resgate de filmes, o modo como as obras se desdobram em acervos e pesquisas, e a criação de novas narrativas a partir de arquivos pessoais e institucionais. Também traça um panorama da preservação audiovisual no estado,
discutindo políticas públicas, práticas e desafios.
Mais do que criar espaços para o pensamento nesta área, o encontro e suas abordagens procuram visibilizar as estreitas relações entre o produzir, preservar e difundir, reconhecendo o cinema como parte viva da memória coletiva, o que também impacta em nossos gestos de fazer história.
MESA 1
PRÊMIO.DOC - GUCA
com Andrey Santiago, Eduardo Fernandes e Hernani Heffner
30/10 QUINTA 14 -15h
A mesa que abre o encontro celebra a realização do projeto de digitalização de três filmes do Grupo Universitário de Cinema Amador (GUCA) da Universidade Federal de Santa Catarina, vencedor do Prêmio.doc. Tratam-se de curta-metragens experimentais produzidos durante o período da ditadura militar nas cidades de Florianópolis e São José.
+
LANÇAMENTO DO CATÁLOGO
DA MOSTRA
MESA 2
FILMES CRIAM ACERVOS
com Fernanda Ozório e Leila Pessoa
31/10 SEXTA 14 -15h
Entre os projetos “Realizadora do cinema em SC: pioneirismos“ e “Acervo Eglê“ Fernanda Ozório e Leila Pessoa debatem sobre a vocação que a produção de filmes possui para gerar acervos a partir de suas pesquisas.
MESA 3
CINEMA DE ARQUIVO ARQUIVO DE CINEMA
com Analu Favretto e Djuly Gava
01/11 SÁBADO 14 -15h
Arquivos de papel, imagens estáticas que se tornam filme, é assim que os filmes “Panorama“ de Djuly Gava e Daniel Leão e “Tempo de roça“ de Analu Favretto se constituem e são exibidos como estudos de caso. O arquivo não é um complemento, não é cobertura, ele é a gênese de uma linguagem.
+
LANÇAMENTO DA PÚBLICAÇÃO "CAIU NA REDE É MEU?"
de fabs balvedi
MESA 4
PANORAMA CATARINA: CINEMA E PRESERVAÇÃO
com MIS/SC e Cinemateca Catarinense/ABD-SC
02/11 DOMINGO 14 -15h
Como estão sendo as políticas públicas para a preservação audiovisual em Santa Catarina? Como estão os acervos? Quais são as iniciativas independentes que mantêm vivo o patrimônio audiovisul catarinense? Essas são questões a serem debatidas com a apresentação do Mapeamento de Acervos SC e com a presença das principais instituições de cinema e memória do Estado.