CONHEÇA AS PRIMEIRAS AÇÕES DA MOSTRA.DOC EM TREZE TÍLIAS/SC
- ombu produção
- 1 de set.
- 3 min de leitura

Tratamento de latas de filmes em 16mm e oficina para crianças estão entre as ações que a Mostra fará no município antes mesmo do evento.
Por Renan Bernardi
Entre os dias 30 de outubro a dois de novembro de 2025, acontece a terceira edição do Mostra.doc em Treze Tílias/SC.
Porém, os benefícios que esse evento proporciona estão muito além desse período de quatro dias! E a cidade do Oeste catarinense que recebe esse evento pela primeira vez - após duas edições em Florianópolis/SC - será contemplada com ações culturais que deixarão ecos positivos para a memória do município por muito tempo.
Esses bons frutos consequentes da Mostra.doc que serão colhidos pelo município vem, inclusive, de encontro com a própria temática desta edição do evento: a preservação.
O papel dos eventos de cinema nas cidades possuem um papel importante na criação de programação cultural, formação de público, atividades de lazer até o impulsionamento do turismo, atraindo visitantes que movimentam a economia local, conhecem patrimônios históricos, experimentam a gastronomia e fortalecem a identidade cultural do lugar.
Treze Tílias é cenário ideal para a Mostra.doc, pois é um município em muita sintonia com a história e valorização da cultura, mantendo sempre um calendário de atividades culturais significativas, principalmente com a música e gastronomia. E agora, também no cinema!

Além da programação gratuita que acontece nos dias do evento no Centro da Cidade, com 17 ações que totalizam 32 horas de exibição de filmes e atividades formativas, a Mostra.doc conta com outras atividades que iniciam ainda no mês de setembro e permanecem em Treze Tílias após o evento: uma oficina e um tratamento arquivístico.
Tratamento arquivístico
A equipe de acervo da Mostra fará o processo de tratamento arquivístico de todas as latas de filmes do Museu que compreende: higienização, catalogação e fazer o laudo técnico. São 13 latas de filmes em 16mm existentes no local com conteúdos inéditos a serem identificados no tratamento. A partir disso, também será produzido um vídeo sobre higienização de materiais audiovisuais a ser disponibilizado no site da Mostra e do Museu para acesso gratuito por no mínimo três anos.
Oficina Arquivo Vivo
No mês de setembro, as crianças de Treze Tílias serão contempladas com a Oficina Arquivo Vivo: fazendo cinema sobre Treze Tílias. Nela, os participantes irão acessar arquivos de fotografia do Museu Andreas Thaler e da família Thaler para transformá-lo em um pequeno filme novo e original. Essa oficina tem o objetivo de estimular a consulta e acesso ao acervo como escolhas de roteiro, linguagem e edição e o interesse pela história da cidade.
As imagens utilizadas nessa oficina foram feitas por Andrä Thaler, filho mais velho do fundador de Treze Tílias, Andreas Thaler - que dá nome ao museu. Após a morte do pai, Andrä procurou manter viva a memória de seu pai e dos ideias que fundaram o município, sendo um dos articuladores para a instalação do museu do imigrante, além de sempre incentivar a tradição da música, da língua alemã, da arquitetura austríaca e da escultura em madeira tradicionais.
É com esse material, que remonta os primeiros anos da cidade, que as crianças de Treze Tílias vão poder aguçar sua imaginação e, paralelamente, tomar maior contato com a história do município em que vivem.

Comentários