CONHEÇA O CATÁLOGO DA 3ª EDIÇÃO DA MOSTRA.DOC!
- ombu produção
 - há 5 dias
 - 3 min de leitura
 
Apresentação, programação e uma série de discussões sobre pioneirismo, acervos e cinema em conteúdos exclusivos: tudo isso e muito mais!
Por Renan Bernardi
A terceira edição da Mostra.doc chega em Treze Tílias/SC no dia 30 de outubro com grande programação gratuita de cultura, história e reflexão sobre o cinema e os acervos cinematográficos.
Guiando as ideias e atividades do evento, o catálogo completo da Mostra.doc é o documento definitivo sobre as propostas do evento e da estética que acompanha essa edição.
Com apenas 500 cópias impressas, o material físico do catálogo, além de ser uma excelente apresentação da Mostra.doc, também é recheado de conteúdos exclusivos sobre proposições e assuntos que rondam o universo do cinema e do acervo cinematográfico em Santa Catarina e no Brasil.
E como a própria proposta da terceira edição do Mostra.doc apresenta, o material do catálogo é também um acervo de importância tanto histórica, quanto de continuidade para reflexões e produções futuras.

O catálogo se inicia com o manifesto "Procurar o que nunca perdemos, encontrar o que não sabíamos que procurávamos, preservar o que sabemos que não pode se perder", escrito por Gabi Bresola, organizadora da Mostra.doc, que dá uma dimensão, ao mesmo tempo prática e sentimental, dos objetivos que guiam a Mostra.doc em sua terceira edição.
Na sequência, o texto de Natália Poli nos apresenta o histórico da Mostra.doc, desde suas duas primeiras edições em Florianópolis/SC, passando por temas, convidados, formatos e outros tópicos que fazem o evento chegar até Treze Tílias/SC em 2025.
O Prêmio.doc, que movimentou acervistas de várias partes do Brasil ao apresentar suas propostas para a comissão julgadora do evento, também é tema no catálogo. Nesse tópico a ideia do prêmio é apresentada e os vencedores entrevistados para falar sobre o projeto vencedor: a digitalização dos filmes “Novelo”, “A Via Crucis” e “Olaria”, produzidos pelo Grupo Universitário de Cinema Amador (GUCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis/SC, entre 1968 e 1976.
O Encontro Estadual de Preservação Audiovisual, evento inédito em Santa Catarina que será estreado durante a 3ª Mostra.doc, está devidamente apresentado no catálogo, com a explanação sobre os debates de cada mesa, seus convidados e agenda.
Cinema de Arquivos é outro tópico do catálogo, onde os filmes que nascem dos arquivos - ou seja, obras cuja matéria-prima é o próprio arquivo - são abordados a partir de duas obras: "Panorama", dirigido por Djuly Gava com Daniel Leão e lançado em 2023; e "Kika e o filme perdido", lançado em 2025 por Fernanda Ozório.
Falando em filmes, todos aqueles que estarão presentes na Mostra.doc, também estão devidamente apresentados em lista no catálogo.
A exposição "Cinema Mulher: Correntes e Confluências do Cinema Catarina", curada por Blenda Trindade, Fernanda Ozório e Gabi Bresola - especialmente para a Mostra.doc -, ganha as páginas do catálogo para falar, a partir da pesquisa que deu origem ao projeto (“Realizadoras do cinema em SC: pioneirismos”, idealizada pela Volo Filmes e realizado em 2025 por Ally Collaço, Blenda Trindade, Fernanda Ozório, Gabi Bresola e Juliano Pfutzenreuter Nunes), sobre a história do cinema catarinense a partir da trajetória de mulheres cineastas - e a importância desse resgate histórico (novamente os acervos. Sempre eles!) para ressignificar as discussões sobre o tema nos dias de hoje.
Finalizando o catálogo, um histórico sobre a jornalista, professora, diretora, roteirista e montadora catarinense Lena Bastos nos é apresentado para introduzir uma entrevista entre ela, Fernanda Ozório e Gabi Bresola que, na mesma investigação sobre as pioneiras do cinema em Santa Catarina, busca dar luz à trajetória da cineasta, abordando desde seu período em São Paulo - onde, entre outros projetos, dirigiu “A estória de Clara Crocodilo”, curta-metragem com Arrigo Barnabé que ilustra seu primeiro trabalho discográfico, o álbum "Clara Crocodilo" -, até sua atuação diversa em Santa Catarina, além de falar também sobre "Bruxa viva", filme da diretora que está presente na programação da Mostra.doc.







Comentários