top of page
  • Facebook
  • Instagram

CONHEÇA O PROJETO ARQUIVOS VIVOS: ATIVAÇÕES DE ARQUIVOS E MEMÓRIAS DA FLORESTA

Com a proposta de realizar uma semana de convivência na Floresta do Itatiaia (Rio de Janeiro), o projeto convida artistas de todas as disciplinas, pesquisadores de todas as áreas de estudo e curadores para trabalhar em torno de imagens, sons, objetos de arquivo e outros elementos da memória.


Por Renan Bernardi com informações de Archivos y Activaciones

Documentos, cartas, objetos, fotografias — também gestos, sons, palavras, visões, histórias, espaços, lugares, roupas, sussurros e sementes — fazem parte do que é enunciado no arquivo.

Com base nessa abordagem, o projeto propõe uma semana de convivência na floresta do Itatiaia como espaço de reflexão e ação, coordenado pela curadora Romina Resuche.

Artistas de todas as disciplinas, pesquisadores de todas as áreas de estudo e curadores são convidados a trabalhar em torno ou com imagens, sons, objetos de arquivo e outros elementos da memória.

Os projetos de cada participante serão discutidos, conhecimentos serão compartilhados e exercícios individuais e em grupo serão realizados, utilizando os arquivos como base, referência e contraponto.

A imersão na floresta possibilitará a espacialidade necessária para indisciplinar práticas e adentrar a intimidade necessária para compartilhar materiais, pesquisas e questionamentos.

O evento acontece entre os dias 11 e 18 de novembro de 2025 e as inscrições já estão abertas pelo formulário. Para saber mais, acesse o site da Archivos y Activaciones: https://www.archivosyactivaciones.com/arquivosvivos

Coordenação
Romina Resuche (Buenos Aires, 1975)

Jornalista, curadora e pesquisadora. Trabalha com palavras e memórias. Acompanha processos e projetos que ativam arquivos, entre práticas artísticas e políticas.

Foi professora, tutora e palestrante em festivais de fotografia na Argentina, Chile, Equador, Uruguai e México, também em espaços autogeridos e em instituições como o Centro de la Imagen (México), o Museu da Solidariedade Salvador Allende (Chile), o Centro Cultural Haroldo Conti (Buenos Aires), Centro de Fotografía de Montevideo (Uruguai), MACBA (Buenos Aires), Museo en los Cerros (Jujuy), Centro de Estudios Fotográficos (Córdoba) e EICTV (San Antonio de los Baños, Cuba).

Seus projetos curatoriais ocorreram em diferentes cidades da Argentina, Chile, Uruguai e Emirados Árabes. Seus textos fazem parte de publicações relacionadas a imagens e alguns de seus artigos foram publicados no suplemento cultural Radar, do jornal argentino Página 12. Ele criou as residências Wabi Sabi (Delta do Paraná, Buenos Aires) e (h)Ojeo (Entre Ríos, Argentina). Desde 2021, ele produz e dirige a plataforma Archivos y Activaciones.

Archivos y Activaciones

Espaço de reflexão e ação voltado para derivações de arquivo, onde se busca ensaiar a intermedialidade, abrindo práticas, intuições e propostas. Um dispositivo de encontro para potencializar a questão, sondar modos de ativação e fazer do conjunto a trama a partir da qual subverter, coletivizar, localizar e tornar presente.

É uma plataforma que produz programas de seminários online, oficinas, residências e outras instâncias de encontro para a criação e a pesquisa em torno dos arquivos, seus usos e desusos, a partir de e com diferentes práticas artísticas, relacionais, políticas e de memória. Este projeto é o resultado de uma década de oficinas, dispositivos relacionais e outras propostas curatoriais de Romina Resuche.

Mediação local
Patricia Stagi (Resende, 1986)

Artista visual, fotógrafa e gestora cultural, Patricia Stagi é formada em Jornalismo pela PUC-Rio, pós-graduada em Arte e Cultura pela UCAM e Licenciada em Diseño Fotográfico pela Universidad de Palermo (BsAs). Entre 2015 e 2017 foi artista residente da Antiga Fábrica Bhering, período em que co-idealizou o Projeto VISAR e o Ateliê Branco, espaço dedicado a oficinas de arte, fotografia e laboratório de revelação e experimentações analógicas.

Em 2018, passou a promover arte e cultura no interior através de dois projetos fundamentais: o Circuito Resende Cultural, modelo pioneiro de circuitos de arte para cidades do interior; e o Nebulosas, coletivo de artistas mulheres do Vale do Paraíba. No ano seguinte, foi convidada para integrar a Comissão de Seleção de Editais do MAM-Resende, quando recebeu o Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes pela obra "Gambiarra para Projetar Paisagens". Em 2022, compôs o júri do 18° Salão de Ubatuba.

Como mediadora cultural, realiza mentorias para projetos artísticos e residências, com especial enfoque em contextos florestais, rurais e de interior. Desde 2017, é idealizadora e gestora da Casero Residência, projeto independente de residência artística e pesquisa no campo da Arte e Ecologia.

Casero Residência

Residência Artística Florestal e Incubadora de Projetos de Arte e Ecologia localizada no Parque Nacional de Itatiaia - reduto histórico de artistas e pesquisadores do mundo natural - a Casero é uma plataforma dedicada à interseção entre arte, cultura e ecologia. Desde 2017, atua como residência artística florestal e incubadora de projetos, fomentando processos de criação imersivos e a descentralização de circuitos artísticos em paisagens rurais e florestais da Serra da Mantiqueira.

Seus programas de residência promovem ateliês-laboratórios a céu aberto para vivências que integram criação artística e pesquisa ambiental, privilegiando processos que investigam relações interespécies e a reintegração humana na natureza, desdobram a paisagem através de linguagens contemporâneas e promovem intercâmbios entre artistas, comunidades locais e ecossistemas.

Parque Nacional de Itatiaia

O Parque Nacional de Itatiaia é reserva da Biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO, e classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade. Inaugurado em 1937, o Parque é o mais antigo do país.
 
 
 

Comentários


logo vertical COMPLETO.png.png

Mostra.doc é uma mostra que pensa cinema e preservação audiovisual, imagens em movimento entre acervo e arquivo

OMBU PRODUÇÃO
ombuproducao@gmail.com
+55 48 991559985

 
Design sem nome (27).png

© 2025 por OMBU PRODUÇÃO

bottom of page