top of page
  • Facebook
  • Instagram

SAIBA MAIS SOBRE O PRIMEIRO ENCONTRO ESTADUAL DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL

Atualizado: 20 de out.

ree

Inédito em Santa Catarina, o primeiro Encontro Estadual de Preservação Audiovisual da Mostra.doc debaterá a questão do acervo cinematográfico em diferentes abordagens.


Por Renan Bernardi

Em todos os dias em que a Mostra.doc acontece em Treze Tílias/SC, entre 30 de outubro e dois de novembro, as mesas do Encontro Estadual de Preservação serão realizados no Centro de Eventos Maria Thaler Moser e, simultâneamente, transmitidos ao vivo no YouTube da Ombu Produção.

Proposta inédita em Santa Catarina, estes encontros reunirão pesquisadores, realizadores e representantes de instituições para conversar sobre a preservação e a sua continuidade, abordando assuntos que vão desde o cuidado técnico até o compromisso que isso gera com a história e a cultura.

Serão quatro mesas de conversa, uma em cada dia do evento, abordando sempre a importância do acervo cinematográfico em diferentes dimensões.

No primeiro dia - 30/10, quinta-feira, às 15h - os vencedores do nosso Prêmio.doc, Andrey Santiago e Eduardo Fernandes, estarão juntos de Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM-Rio, para falar sobre o projeto vencedor: a digitalização de três filmes do Grupo Universitário de Cinema Amador (GUCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que foram produzidos durante o período da ditadura militar nas cidades de Florianópolis/SC e São José/SC.

Na sexta-feira, 31/10, também às 15h, Fernanda Ozório e Leila Pessoa comandam a mesa "Filmes Criam Acervos", onde debaterão sobre a sobre a vocação que a produção de filmes possui para gerar acervos a partir de suas pesquisas, pautando isso a partir dos projetos “Realizadora do cinema em SC: pioneirismos“ e “Acervo Eglê".

O terceiro dia - sábado, 01/11, novamente às 15h - tem a mesa "Cinema de Arquivo Arquivo de Cinema" na programação. Comandada por Analu Favretto e Djuly Gava, a proposta desse encontro é falar, a partir dos filmes “Panorama", de Djuly com Daniel Leão, e “Tempo de roça", de Analu, sobre como elas entendem os arquivos como principal objeto de estudo das suas linguagens cinematográficas.

Para finalizar, "Panorama Catarina: Cinema e Preservação" é a mesa do domingo - dia 02/10, sempre às 15h, onde representantes do MIS/SC e da Cinemateca Catarinense/ABD-SC falarão sobre as políticas públicas para a preservação audiovisual em Santa Catarina e os acervos e iniciativas independentes que mantêm vivo o patrimônio audiovisual catarinense. A partir da apresentação do Mapeamento de Acervos SC, essas questões serão debatidas na presença das principais instituições de cinema e memória do Estado.

Vale lembrar: todas as mesas do Encontro acontecem no Centro de Eventos Maria Thaler Moser e com transmissão ao vivo no YouTube da Ombu Produção para quem não puder se fazer presente. Mais informações sobre as mesas podem ser encontrados em: mostrapontodoc.com/encontro.

Saiba mais sobre a Mostra.doc acompanhando a programação: mostrapontodoc.com/programacao.

Aproveite e acompanhe também o nosso Instagram: instagram.com/mostra.doc.
 
 
 

Comentários


logo vertical COMPLETO.png.png

Mostra.doc é uma mostra que pensa cinema e preservação audiovisual, imagens em movimento entre acervo e arquivo

OMBU PRODUÇÃO
ombuproducao@gmail.com
+55 48 991559985

 
Design sem nome (27).png

© 2025 por OMBU PRODUÇÃO

bottom of page